17 de março de 2014

A polémica do clássico



Olá coisinhos. O fim de semana foi bom? Ainda bem. Vamos começar a semana com o tema do dia que é futebol. É quase sempre o tema de todas as segundas feiras no facebook e nos locais de trabalho. A bola passa a ser a bíblia, mas ainda assim com menos aldrabices. Não costumo falar sobre futebol, porque a maioria das pessoas fica retardada a discutir o tema, e eu tenho medo de ser igual. Acho que consigo ser imparcial qb. por não ser fanático, mas na dúvida favoreço o meu clube.

O Sporting ganhou com justiça, em 60% do jogo fez o Porto parecer uma equipa de meio da tabela, com a excepção dos rasgos de génio do Quaresma na primeira parte (não fosse a formação do SCP...). O William Carvalho foi um monstro, e apesar do Fernando ter sido dos melhores do Porto, mostrou que tem mais tentáculos que o polvo. Até o Freitas Lobo que dizia que ele só jogava para trás e para os lados, já se parece ter rendido ao que eu acho que será o melhor trinco do mundo ainda antes de chegar aos 25 anos. Vamos ver.

O golo do Sporting devia ter sido anulado pelo fora de jogo que o precedeu é certo. O auxiliar errou, felizmente desta vez para o lado do Sporting. Acontece. É raro mas acontece. Foi da pressão que o Presidente andou a fazer durante a semana? Duvido. Se fosse por isso tinha expulsado o defesa do Porto que fez falta ao Mané quando este se ia isolar. Por isso acredito que foi apenas um erro, mas se tivesse sido por se sentir pressionado ainda ficava mais contente. Era sinal que o Sporting volta a ser respeitado. Porque quando temos árbitros que pedem desculpa no Facebook quando erram contra o Porto e outros que vão apitar para a 2ª divisão quando erram contra o Benfica e no caso do Sporting nem uma coisa nem outra e fazem é greve aos jogos, vê-se bem a diferença de influência e poder que os 3 grandes têm no sistema. A corrupção nem sempre precisa de ser activa e todos sabemos bem que existem jogos de influência, e que, dos 3 grandes o Sporting é o que têm menos dinheiro e menos influência, e como tal o que é mais prejudicado consistentemente todos os anos. Não é por isso que ganha tão pouco, a época passada nem que fosse descaradamente beneficiado iria ganhar alguma coisa, mas houve anos em que nos foi tirado o campeonato à força da fruta.

Eu já aqui disse que os adeptos do Porto queixarem-se por serem prejudicados é como um pedófilo se queixar de apanhar no rabo na prisão. Que eu saiba é o único clube dos 3 grandes condenado por práticas duvidosas e só não foi mais porque as escutas não foram admitidas em tribunal. Não estou a dizer que os outros não são iguais, estou a só a dizer que nas Antas, ou no Dragão, há certezas. Quando há fumo há fogo, e para aqueles lados é uma fumarada que até faz comichão nos olhos, especialmente dos "profissionais" da arbitragem. E sem necessidade, porque se calhar o Porto até tinha ganho o mesmo que ganhou sem precisar dessas merdas, porque tem sido o clube que melhor joga 80% das vezes nos últimos 20 anos. Os adeptos do Porto, que conheço muitos, mereciam melhor. Na Luz também há fumo, mas é mais ali naquelas transferências duvidosas que cheiram a Skip e Neoblanc Gentil.

A meu ver os lugares ocupados são os correctos. O Benfica está imparável e pela série de vitórias, com algumas ajudas ou não, merece estar em 1º. O Sporting também merecia, pela equipa jovem que têm e pelas bocas que têm calado durante este ano. 2º lugar depois da época miserável do ano passado, sem investimento quase, com maioria de portugueses da formação é de louvar. E o Porto merece bem o 3º lugar onde está, e se descesse para 4º também se aceitava, porque o Estoril, dado o plantel que têm está a fazer muito melhor figura. Saibam perder que é ai que se vêem os verdadeiros campeões. Qualquer dia não têm espaço no museu para tanto troféu, não sejam bullies e deixem os outros ganhar um bocadinho, que para o ano tudo voltará ao normal, a bem ou a mal.

Quanto a refilarem do Bruno de Carvalho não vir falar de arbitragem quando é beneficiado é ter visão curta. Todos os presidentes, treinadores e jogadores fazem o mesmo. Ninguém fala de arbitragem até serem prejudicados. É assim a vida. Ninguém vem falar que teve um aumento porque se dá bem com o patrão, mas toda a gente especula sobre a gaja que subiu de posto só por ter boas mamas.




Gostaste? Odiaste? Deixa o teu comentário: