Feliz ano novo a todos. Que 2024 vos traga tudo o que desejam, especialmente se esse desejo for de ver o Sporting campeão. Bem, mas vamos ao que interessa e revelar os vencedores de todas as categorias dos prémios mais aguardados da sociedade portuguesa.
E o vencedor na categoria MODA PARVA DO ANO é...
E o vencedor de moda parva do ano é atirar tinta a políticos. Devo dizer que discordo desta decisão e que para mim teria ganho a moda de seguir famosos, nas redes sociais, que acabaram de morrer. Não há wi-fi no céu e, à partida, eles não vão publicar mais conteúdo no Instagram e é só um voyeurismo macabro do ser humano, mas tudo bem, o público é que sabe e ainda vivemos em democracia. Atirar tinta verde a políticos não me parece mal, embora sejamos nós depois a pagar a fatura da lavandaria.
E o vencedor na categoria INDIGNAÇÃO PALERMA DO ANO é...
Primeiro lugar para a indignação com a Miss Portugal e o segundo lugar, bem renhido, para a Ganza na casa do Galamba. Concordo com o prémio atribuído, os concursos de beleza são datados e ninguém quer saber, portanto não refilem quando a vencedora já foi um homem e deixem de ser chorões. Foi um prémio dado por simpatia e sinalizar virtude? É possível, no entanto acho que vai contra o que se quer defender, porque no fundo estão a reforçar que nascer homem tem vantagens em muitas coisas. Mas, pronto, ficar indignado com isto só sendo um grande coninhas, ironicamente.
E o vencedor na categoria BATALHA DO ANO é...
Ganhou esta batalha, logo seguida de perto pela batalha dos portugueses vs rendas e isso explica muita coisa. Andamos mais preocupados com malta que quer alertar para a crise climática só porque apanhamos um bocado de trânsito do que com o problema da habitação. É assim que eles nos metem uns contra os outros para não refilarmos muito com o que realmente importa. Dito isto, sim senhor, é preciso alertar e activismo é muito giro, mas não fodam a vida das pessoas que têm de ir trabalhar. Percebo que tem de se fazer barulho, mas mandem antes tinta verde ou até fezes a políticos que faz mais efeito e chateiam quem realmente merece ser chateado.
E o vencedor na categoria TRAGÉDIA DO ANO é...
Vencedor destacado nesta categoria. Sim, a guerra entre Palestina e Israel é chata, mas o que não se pode aceitar são litros de vinho desperdiçados desta forma. Em Portugal não se brinca com vinho, lembram-se da vez que tentaram descer o limite da taxa de álcool permitida para conduzir de 0.5 para 0.2? A malta foi para a rua manifestar-se e a lei voltou atrás. Foda-se, Portugal é lindo!
E o vencedor na categoria PARAGEM CEREBRAL DO ANO é...
Vencedora destacada nesta categoria e bem merecido. A influencer de maternidade que metia o filho em duches de água fria e na piscina para acalmar as birras. Não tem nada ar de maluca e crazy eyes, deixem de ser más línguas. Se fosse mais escura e de um bairro problemático já tinha tido a CPCJ a fazer uma visita, mas assim está tudo bem. Atenção que eu nem acho grave, ainda ontem vim no comboio com uma criança a gritar e chorar a viagem toda e se tivesse uma mangueira de alta pressão à mão também a tinha borrifado e acho que os pais até me tinham agradecido.
E o vencedor na categoria FAIL DO ANO é...
Vencedor também destacado nesta categoria, com um segundo lugar repartido entre as Jornadas Mundiais da Juventude e uma velha a assassinar o hino. Acho que o prémio ficou bem entregue, até porque toda a gente adora fails, então se for um em que só morre gente rica, melhor ainda. Vais fazer um submarino no vão de escada controlado por um comando da x-box de marca branca e queriam o quê? Teve tanto impacto que uma das palavras mais pesquisadas o ano passado no Google foi “implosão”. Também somos meio burros, mas não ao ponto de nos metermos num bidon para ver um barco afundado.
E o vencedor na categoria PERFORMANCE DO ANO é...
Continuando no mesmo assunto, José Rodrigues dos Santos ganhou com maioria absoluta a performance do ano com o seu “Morreram todos”. Eu só imagino quantas vezes ele treinou aquilo em frente ao espelho, provavelmente todo nu, a ver como teria mais impacto. Tenho a certeza absoluta que fez isso. Acho que devia ser assim que se davam as notícias trágicas, sugiro até que ele agora abra um telejornal a dizer “Foram de cona mais mil crianças palestinianas!” Fica a sugestão.
E o vencedor na nova categoria LABREGUICE DO ANO é...
Na nova categoria dos prémios PFNC ganhou Marcelo com mais de 40% dos votos com o seu famoso comentário ao decote de uma jovem. Avô preocupado com o frio ou velho rebarbado a ver teta novinha? Nunca saberemos. Em segundo lugar ficou a conversa tasqueira de José Alberto Carvalho e Miguel Sousa Tavares a falaram se casariam ou não com a Miss Portugal como se ela fosse querer casar com eles. Também seriam justos vencedores, mas o prémio está bem entregue ao nosso Marcelo que não conseguiu o prémio na categoria de performance do ano com as suas desculpas de que não sabia de cunha nenhuma no caso das gémeas ou lá o que foi.
E o vencedor na categoria CONINHAS DO ANO é...
André Ventura a arrecadar novamente o prémio de coninhas do ano, já quase merece um prémio de carreira e excelência. Devo dizer que fiquei surpreendido e achei que este ano o galardão fosse para António Costa que ficou em segundo lugar com apenas menos 5% dos votos. Fica, no entanto, bem entregue a André Ventura por estar sempre a chorar sobre tudo e mais alguma coisa e a dizer que nunca o deixam falar e o querem calar quando é o político com mais destaque mediático e que mais vezes aparece e que é convidado para tudo e mais alguma coisa. No entanto, teria dado a António Costa este ano, mas o André Ventura é o Messi da conice, mesmo quando não merece leva a bola de ouro.
Está feito. Em relação ao sorteio, os vencedores serão até dia domingo, dia 21. Não se esqueçam que acabou de sair a nova música do Gandim, sobre Rendas Altas com a participação da Ana Bacalhau (podem ver o vídeo neste link)
Também acabei de anunciar novas datas do espectáculo ao vivo do GANDIM, além de Lisboa e Porto que já estavam no ar. Podem comprar bilhetes neste link. Conto convosco para encher as salas e verem de perto este novo projecto que além das músicas terá momentos de stand-up e macacadas que acho que vão gostar. Obrigado a todos e bom ano!