15 de julho de 2014

Filmes que eu recomendo que se calhar vocês não viram


Ora muito bom dia gente impecável. Tudo em cima? Espero que sim. Hoje venho prestar serviço público a todos vós e indicar-vos alguns filmes para verem. Não são obrigatoriamente os meus filmes preferidos, mas sim filmes que não são muito conhecidos e que valem muito a pena ver, principalmente para quem gosta de um bom nó no cérebro. Depois no fim dêem-me a vossa opinião e indiquem-me alguns também, que isto da vossa parte não pode ser só receber.

Man from Earth
Este filme está no meu top 10 de preferidos de sempre. É um filme do caraças. É todo passado na mesma sala, com 8 personagens, 7 professores universitários e 1 aluna. Será a premissa de muitos filmes marotos, mas neste caso é uma orgia de conhecimento, história e grandes diálogos. A premissa é simples: imaginem um ser humano com uma deficiência genética fez com que não envelhecesse e não morresse de causas naturais. Imaginem que estão num jantar e uma das pessoas diz que vive há milhares de anos. O resto é conversa, que passa pelos vários períodos da história da humanidade, em que cada professor, na sua área, tenta rebater os argumentos. É muita bom, vão por mim. Toda a gente que aconselhei este filme adorou, mesmo aqueles que só vêem filmes que tenham explosões e gajas nuas.
---

Match Point
Tinha que haver um filme do Woody Allen aqui nesta lista e este é uma das suas obras primas. Um filme intenso, sobre amor, traição e cenas. Tem a Scarlett por isso vale sempre a pena. Se não viram, ou porque nunca ouviram falar, ou porque não gostam muito dos típicos filmes do Woody, façam o favor de ver. Não é o típico filme dele, é quase impossível não achar isto um grande filme.
---

Waking Life
Filme para malucos, feito com animação marada sobreposta em cima de filmagens. Tem montes de caras conhecidas e não é um filme normal. Uma experiência visual filosófica que passa por tudo o que são temas metafísicos e existenciais, tudo num ambiente de sonho lúcido, regado com cogumelos mágicos. Têm que estar na disposição certa para o ver, não é filme para ver quando se quer descansar o cérebro.
---

Pan's Labyrinth
Uma obra prima do realizador Guillermo del Toro. É complicado explicar o filme, mas mete criaturas fantásticas. É um filha de uma grande meretriz de de um grande filme.
---

Limitless
Está aqui só porque sim. É pouco conhecido e a premissa é muito boa, embora que mal executada em algumas partes. No entanto não deixa de ser um filme muito interessante sobre algo que um dia poderá ser real. Imaginem que tomavam um comprimido e ficavam super inteligentes? Como seria a vossa vida? É ver.
---

Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Jim Carrey a mostrar que sabe fazer mais coisas do que de atrasado mental. E fá-lo de uma forma brilhante neste drama amoroso genial. Imaginem que podiam apagar memórias que têm de uma ex-namorada, ou namorado. Faziam?
---

Triangle
Querem nó no cérebro? Vejam este filme e vão ficar com o vosso mais emaranhado que os fios de uns auscultadores. Não dá para explicar, só mesmo vendo, vai terminar e não vão perceber nada e vão ter dezenas de explicações na vossa cabeça. Depois de ver pesquisem na net o significado do filme e vão perceber que ainda é um filme melhor do que pensavam.
---

Memento
Obra prima. Filme de culto, único na forma como narra a história de um homem que não tem memória de curto prazo e que tem que fotografar, anotar e tatuar tudo, numa busca infindável pelo assassino da sua mulher. Se não viram não sabem o que perdem.
---

Requiem for a Dream
Um dos filmes mais poderosos que já vi. A viagem pelo mundo da droga, sejam recreativas ou médicas, contado de uma forma nua e crua que choca pela verdade que contém. Também tem mamas e rabos e nem que seja por isso vale a pena ver. Também tem o Jared Leto para as senhoras. Ah e tem uma banda sonora brilhante, provavelmente a música mais utilizada para filmes do youtube.
---

21 Grams
Querem um filme para deprimir? Querem um filme sem 1 minuto de alegria, só com desgraças atrás de desgraças? É um bocado o que é o 21 gramas. 3 tragédias independentes que estão ligadas entre si. É uma obra prima, custa a ver mas vale a pena.
---

Alice
Para haver um filme português aqui fica o Alice. O Nuno Lopes merecia um Óscar pela sua prestação como a personagem de um pai que anda infindavelmente em busca da sua filha desaparecida. Os actores estão todos fantásticos nos papéis e a realização e retrato da cidade de Lisboa é qualquer coisa de se lhe tirar o chapéu. Para mim o melhor filme português que já vi, mas confesso que não vi muitos.
---

E é isto. O que acham? Quais já viram? E discordam que algum destes seja um excelente filme? Não se ponham com cenas "ah mas não tens este nesta lista", que como já disse isto é apenas uma lista de filmes menos conhecidos que valem a pena ver. Certo? (sempre que escrevo "certo?" oiço a voz do Gustavo Santos).




Gostaste? Odiaste? Deixa o teu comentário: