9 de maio de 2018

Ingleses ofendidos com o Herman José na Eurovisão



Ontem, nos intervalos da Eurovisão, foi transmitida, apenas para o estrangeiro, uma série de sketches com o Herman José, intitulada "Planet Portugal", usando uma personagem inspirada no David Attenborough. A personagem é antiga, data do Herman Enciclopédia, mas na altura chamava-se David Vaitembora que para não haver piadas perdidas na tradução, foi alterada para David Attemburger.

Foram alguns sketches sobre as particularidades do povo português, mas alguns britânicos não gostaram e mostraram a sua revolta nos locais onde se mostra a revolta nos dias de hoje: nas redes sociais. Foram vários os comentários a mostrar indignação por se estar a parodiar o Sir David, especialmente por ser o seu 92º aniversário. Deixo alguns dos comentários com a respectiva tradução para quem não percebe inglês nem sabe usar um tradutor online:

"Are Portugal making fun of David Attenborough? On his birthday?? The absolute audacity #Eurovision"
Estão Portugal a fazer divertimento do David Attenborough? No seu dia de nascimento? Que absoluta audácia! 

"Taking the piss of SIR David Attenborough? #Eurovision."
A tirar o mijo do SENHOR David Attenborough?

"What the fuck is this David Attenburger shit? #Eurovision"
Que foder é este David Attenburger merdas?

"Oh god this is bad. Nobody takes the piss out of David Attenborough #Eurovision."
Oh deus isto é mau. Ninguém tira o mijo para fora do David Attenborough.

"This is incredibly offensive to David Attenborough on his birthday #Eurovision"
Isto é incrivelmente ofensivo para o David Attenborough no seu dia de nascimento.

"OMG #eurovision is mocking David Attenborough."
OH MEU DEUS, Eurovisão está fazendo pouco de David Attenborough.

"#Eurovision who the fuck is this loser taking the piss out of national treasure David Attenborough? Not at all even remotely funny"
Eurovisão quem é este perdedor da foda que está tirando o mijo fora do nosso tesouro nacional David Attenborough? De todo nada remotamente engraçado.

"Wtf is this David Attenburger…… you have lost me now. See ya Saturday. #Eurovision."
Que foda é este David Attenburger.... agora é que me perderam. Vejo-vos Sábado".

Gosto que este último fica ofendido mas só até sábado, sem fazer ideia que nesse dia deve levar com mais uma dose do Planet Portugal. Reparem que todos tinham a hashtag #Eurovision que é para ser uma revolta a sério e para ver se alguém lhes dava atenção. Para além destes, foram escritos vários a dizer "I'm offended on behalf of David Attenborough" que traduzindo assim directamente quer dizer "Estou ofendido porque sou otário". Até pensei que o David estivesse morto, mas pelo que vi na Wikipedia ainda está bem vivo, na medida dos possíveis dos seus 92 anos. Ficar ofendido por alguém, quando esse alguém está vivo e não disse que estava ofendido, é só parvo; aposto que ele, como pessoa inteligente que deve ser, estará ofendido por outros estarem ofendidos em nome dele; mas vamos por partes:

  • Os ingleses nunca ouviram falar de Herman José.
  • A maioria das pessoas é burra, logo, a maioria dos ingleses é burra.
A primeira parte explica o facto de não perceberem que a personagem é mítica para os portugueses e que o Herman é uma instituição tão grande em Portugal como o David é em Inglaterra. Vi, até, quem ficasse ofendido por a caricatura não ser parecida e por o Herman ser mais gordo (talvez se explique com o novo nome AttemBURGUER) e estar vestido à "Juventude hitleriana". Enfim, como se não se percebesse que aquilo é, claramente, roupa da Mocidade Portuguesa. A segunda parte, explica tudo o resto, mas justiça seja feita: depois da revolta inicial, muitos britânicos perceberam que se tratava de uma homenagem em formato de paródia. Os ingleses sempre tiveram sentido de humor e os seus maiores humoristas foram e são uma grande influência para os nossos maiores.

O sketch está com piada? Meh. Teve piada há 20 anos no Herman Enciclopédia que é, a meu ver, ainda hoje, o melhor programa de humor feito em Portugal, não contando com o Falta de Chá, obviamente. A piada é relativa, mas ofensivo? Bem, tenho a certeza que se fosse ao contrário, com os ingleses a parodiar o Cristiano Ronaldo, por exemplo, também teríamos muitos portugueses ofendidos. Porquê? Porque a maioria das pessoas é burra, logo, a maioria dos portugueses é burra. Não são vocês que estão a ler isto, é o resto, calma.

Aposto que na produção da Eurovisão foi dito: "Pessoal, vamos fazer uns sketches clean e family friendly que isto é Eurovisão e é para todas as idades e não queremos ofender ninguém.". Pimba. Chupem. Quem quer ser clean e critica quem arrisca ofender, acaba por se tramar, mais cedo ou mais tarde. Moral da história: há sempre alguém ofendido, por isso, na altura de fazer humor, é nem pensar nisso e arriscar, tendo sempre o foco na piada, mas cagando para os ofendidos do sofá. Humor não é design de usabilidade e se vamos ter de contar com os burros que nem conseguem perceber que aquilo era uma paródia ao povo português e uma homenagem ao David Attenborough, estamos limitados a não fazer nada.

Haters gonna Hate.
Coninhas Gonna Conate.
Pussies Gonna Pussycat Dolls.

Isto nem se trata de defender os humoristas, seja o Herman ou os Markl que, segundo sei, escreveram o guião. Ao contrário do que muita gente pensa, os humoristas raramente se defendem uns aos outros, nós (alguns) defendemos é o nosso direito a fazer piadas com o que nos apetecer e deixar o público escolher se quer ou não ver. O melhor a fazer nesses casos é ignorar este tipo de comentários ofendidos e não lhes dar atenção? Claro que é e até me sinto mal em estar a dar destaque a quem perde tempo a ficar ofendido com uma paródia completamente inócua, mas sei que isto me vai dar views e que ainda ganho uns trocos à pala desses coninhas. Estou só aqui a ser honesto, ao contrário dessa gente que fica ofendida com humor e ignora coisas muito mais ofensivas que ontem se passaram na Eurovisão: as "músicas".




Gostaste? Odiaste? Deixa o teu comentário: