6 de maio de 2019

Review à nova "música" da Ana Malhoa | Sobe Desce



Enviassem-me vocês fotos de cariz erótico em vez de mensagens quando a Ana Malhoa lança um vídeo e a minha vida era bem mais interessante, mas cada um colhe das árvores que plantou. Neste caso, plantei uma oliveira e vocês ficam em estado de alvoroço de cada vez que vos cheira a azeite acabado de fazer. Ora bem, vamos então ver o vídeo e, de seguida, proceder ao ensaio filosófico sobre as imagens e a música inframencionadas:


Gostaram? Mais uma vez, devo dizer que fiquei desiludido, penso que a Ana tem vindo a melhorar em todos os aspectos e isso é péssimo para mim. Sinto que, a continuar assim, este será o último vídeo da Dona Ana ao qual faço uma review. Mas, bem, comecemos pelo início:

AM, iniciais da nossa musa, fazem lembrar os rádios AM com música e som de qualidade muito duvidosa. Coincidência ou o Universo a dar umas dicas? Nunca saberemos. O vídeo começa e noto, desde logo, que a Miss Malhoa está vestida com ar de executiva e com mais classe do que é normal, fora aqueles óculos escuros de cego do Blade Runner. Podemos, até, dizer que a Ana está sexy. Está com boa pinta... ups, 15 segundos e aparece vestida como a Sheila do Cacém que se aperaltou para ir a um casamento, só que esse casamento é do Toy. Ainda tive alguma esperança nesta parte, mas foi fogo de vista e os níveis de azeite voltaram a estabilizar em seguida. Analisemos, agora, algumas passagens líricas da canção:

Eu não me canso eu tenho cardio 
Eu balanço ya tipo um pêndulo 
Isto é grande tu esquece o binóculo 
Tipo ampulheta mas eu parto o tempo

Isto parece Fernando Pessoa em ácidos, quer dizer, isso seria Fernando Pessoa normal; isto parece Camões se fosse cego da outra vista. Não, não faz sentido, sendo cego poderia escrever boa poesia na mesma, só que com uma letra que ninguém percebia bem. Hum, isto é merda. Pronto, é isso, é merda. Continua:

ficas tipo um vulcão
Em ponto de ebulição 

Ora bem, o que a Rainha Tropical quer dizer nesta parte é que os homens ficam prestes a ejacular. A Ana dá-se com homens com ejaculação precoce, está visto. Aliás, nos tempos que correm é melhor ser inclusivo e não quero discriminar já que a Ana não especifica o género e, por isso, podemos estar a falar de squirt feminino. Avancemos:

Sem controlo nessa mão 
A mandar guito para o chão

Sem controlo nessa mão, leva a crer que é alguém de idade avançada que tem Parkinson e que, por isso, se masturba com direcção assistida. Depois, a mandar guito para o chão? Afinal estamos numa casa de strip. Faz mais sentido.

Isto é mais duro do que kevlar
É treino puro nada de injectar
Bem vindo à aula
Prepara esse corpo que eu vou-te ensinar

Uma bonita metáfora que diz que a Ana não é a favor da utilização de esteróides para o aumento da massa muscular. Já viram o braço da menina? Se não usa hormonas nem esteróides só aumenta o meu respeito por ela. É tudo natural na Ana, excepto os peitorais, claro.

Tu vê bem como isto mexe
Fora do controlo sente como isto treme

Então, Ana? Se treme assim tanto é porque o treino tem sido fraco. Com tanto ferro e cardio devia estar tudo tonificado sem carnes soltas a abanar. Também é normal, reparem que toda a gente naquele ginásio está maquilhado e gajas que vão para o ginásio todas arranjadas estão mais preocupadas em contar likes do que calorias e repetições.

Ficas baralho tal e qual jetleg
Agarra-te bem tipo uma pole dance

Não quero estar aqui a ser um nazi da ortografia inglesa, mas é jetlag que se escreve e está assim escrito "jetleg" na letra oficial do canal de Youtube. Agora, será um erro ou será que é um trocadilho genial? Algo alusivo ao facto de "skip leg day" e de as pernas tremerem com os agachamentos? Nunca saberemos se há aqui profundidade ou apenas má ortografia. Nisto, entra o refrão: "Sobe, desce. Sobe, desce". Estamos a falar de treino ou de sexo? Não sei porquê, mas sinto que todas as músicas da senhora Malhoa são uma metáfora sexual, reparem: "Sobe e desce", "Ela mexe", "Viúva Negra", "Encaixa baby Encaixa", e "AEINOCU".

E, depois, que ginásio é aquele? Estamos em Maio, todos os ginásios estão cheios de pessoa a dar as últimas para conseguirem ir para a praia e não terem vergonha de tirar a roupa. Anda tudo à pinha, um gajo tem de esperar 10 minutos para que a máquina fique livre e a Ana está num ginásio vazio? Isto é um achado se bem que, apesar de ter pouca afluência, tem gajos em tronco nu a treinar. Se vejo isto num ginásio, chamo logo a polícia que alguém ali incorreu num crime de ultrapassar os limites do bom senso e está, claramente, acima da taxa de bimbalhice permitida por lei em espaços públicos. Mas bem, antes tronco nu do que daquelas camisolas de alças fininhas com cores berrantes que alguns pategos usam. A música segue:

Andalé andalé
Tu vê bem como eu aumento 

Ahhh, finalmente aquele toquezito de castelhano para nos relembrar a boa e velha Makina Turbinada. Ao dizer "Tu vê bem como eu aumento", percebemos que a Ana Malhoa é uma grower e não uma shower. Nunca pensei.

Tu pensas que és o tarzan 
Mas eu não te agarro a liana 
Mas se agarrasse e apertasse
Gritavas tipo Ipiranga

Não percebi se isto é bom ou mau. Se é uma promessa de prazer sexual ou uma ameaça de mutilação genital. Depois, o Tarzan é filho de aristocratas ingleses que ficou perdido na selva africana. O grito do Ipiranga é da independência do Brasil. Nada faz sentido. Por falar em pessoas penduradas em lianas, durante o vídeo vemos imagens de uma stripper de cabelos rosa. Aliás, vemos uma bailarina de pole dance de cabelos rosa, assim é que é. Não conseguimos vislumbrar-lhe a cara, pelo que não podemos assumir se a Ana Malhoa tem skills de bailarina exótica, mas arriscaria dizer que não é ela já que tem muita flexibilidade e a Ana tem mais ar de fazer treino de força, até porque só assim consegue agarrar e apertar lianas até o sujeito gritar.

Agora a sério, a letra nem está péssima e sabem porquê? Porque não foi a Ana a escrever. O segredo de uma boa gestão está em saber delegar funções e é por isso que a Ana tem uma carreira tão longa, ou demasiado longa, se preferirem. No entanto, é por isto que, lá no fundo, admiro muito a Ana Malhoa. É uma camaleoa - não sei se é uma leoa na cama ou não - e reinventa-se. Haverá más línguas que dizem que ela surfa a onda que está a bater mais no momento, mas eu chamo-lhe capacidade de adaptação numa indústria altamente darwiniana. A Ana já foi pimba, já foi tropical urbano, já foi reggaeton, já foi música de carrinho de choques, agora é meio trap, meio afro beat, aproveitanto as tendências musicais do momento, sem, no entanto, perder a sua essência e continuar a ser um bocado pimbalhona. E isso, meus amigos, é arte.

***


Por falar em vídeos, decidi descentralizar e filmar o meu novo espectáculo em Braga, no bonito Theatro Circo. Quando? No próximo sábado, dia 11 de Maio.

Comprem bilhetes neste link, se ainda não o fizeram, e avisem os vossos amigos bracarenses que é para sermos muitos e depois quando sair o vídeo no final do ano as pessoas não dizerem que o público de Braga é pior do que o de Lisboa. Chantagem emocional, eu sei, mas vá, apressem-se e esgotem isto. Restantes datas da tour:

23/05 - Faro - Bilhetes neste link.
01/06 - Benedita - Bilhetes neste link.
08/06 - Póvoa de Varzim - Bilhetes neste link.
15/06 - Viana do Castelo - Bilhetes neste link.
21/06 - Porto - Bilhetes neste link.
20/07 - Barcelona - Bilhetes neste link.

Depois disto, fecha a loja. Obrigado a todos.




Gostaste? Odiaste? Deixa o teu comentário: