26 de agosto de 2014

As melhores bandas de sempre



Dando seguimento a um texto que fiz sobre os melhores artistas e cantores portugueses, aqui ficam também as minhas 10 bandas favoritas estrangeiras. Não são obrigatoriamente as que oiço mais hoje em dia mas são algumas das que me mais marcaram e me acompanharam no meu crescimento enquanto eu descobria a minha heterossexualidade. Para quem não sabe, a heterossexualidade é gostar-se de alguém do sexo oposto, um homem gostar de mulheres e vice versa. Achei que devia esclarecer esta parte para quem lê textos na diagonal e depois vai comentar feito parvo. Bem, vamos lá a isto, por uma ordem completamente aleatória.

Pink Floyd
Um som intemporal, letras geniais e arranjos que só podem ter sido conseguidos com recurso a diversas drogas recreativas. Não é por acaso que é a banda preferida de muita gente para ser ouvida quando se está com uma enorme moca. Seja como for é uma filha da mãe de uma grandessíssima banda do cacete. Únicos.


U2
Foi durante muito tempo a minha banda favorita, o The Joshua Tree é um álbum do catano. Não tenho gostado tanto do que têm feito ultimamente mas ainda assim são dos melhores de sempre. A juntar a isso o facto de serem uma banda encabeçada por um senhor que não se limita apenas a ser uma estrela de rock.


Led Zeppelin
Fizeram a que é, provavelmente, a melhor música de sempre, Stairway to Heaven e só por isso merecem aqui estar. Para mim a melhor banda de Rock de todos os tempos, como já não se fazem hoje em dia. A roupa e os penteados são questionáveis mas era o que se usava na altura por isso vamos dar um desconto.


Eminem

Já hoje, ainda relativamente novo, é considerado por muitos como o melhor rapper de sempre. Talvez só o Tupac se lhe compare mas ainda assim menos versátil. Este menino já mostrou e continua a mostrar que letras bem escritas, nuas e cruas é com ele. Está aqui porque poucos colocam tanto sentimento numa letra e porque não tem negócios na economia paralela nem é idolatrado por ser "gangsta". Valorizo isso num rapper.


Queen
Talvez a banda com o maior número de músicas brutais de todas as que aqui estão. A par do Stairway to Heaven, a Bohemian Rapsody é também a melhor música de sempre. São talvez os melhores de sempre. A sida tirou-nos o Variações e o Freedy Mercury. Usem preservativo faz favor, duplo e com pimenta no meio. Se arder já sabem que rebentou um e está na altura de abrandar o ritmo.


Bob Marley

Pelas letras, pela good vibe, pelo que significa. Fazem falta mais destes para nos unir. Infelizmente as suas convicções rastafaris que nos deram o génio também o tiraram, já que foi por elas que se recusou a amputar o dedo que teria impedido o cancro de se espalhar. Mas a haver céu deve lá estar a fumar um charro com Deus e a cantar o Redemption Song.


Cat Stevens


Lembro-me de ter o disco em cassete no meu walkman e ouvir quando ia de viagem com os meus pais. Antes de se converter ao Islão era um dos melhores compositores e letristas. A religião sempre a estragar as coisas.


The Beatles
Para muitos a melhor banda de sempre, estes não foi a religião a estragar, foi uma mulher chanfrada. Ainda assim fica uma discografia incrível para ouvir, recordar e imaginar a maluqueira que devem ter sido aqueles tempos. O Ringo era claramente mais feio que um cão atropleado e mesmo assim deve ter papado mais gajas num fim de semana do que nós todos juntos que aqui estamos a ler isto na vida toda. Usavam cabelos à playmobil de fazer pirraça a qualquer Bernardo ou Martim de Cascais.


Enigma

Devem estar a pensar "Enigma? WFT? Que está isto aqui a fazer!" e têm razão, mas por ser uma das bandas que eu mais gostava e de haver músicas inesquecíveis como o Return to Inocence, ou como eu lhe chamava, a balada dos aleijadinhos devido ao refrão "ai, ai ó ai, ó ai e ai e ai". Sempre fui um bocado parvo. Continuo a achar que são brilhantes, diferente de tudo o resto e que por isso merecem aqui estar, não que seja honra para ninguém estar aqui nesta lista.


Pearl Jam
Já gostei mais e tal mas continua a fazer parte da minha memória discográfica e ainda hoje quando oiço o Last Kiss ou o Black me vêm à memória momentos fofos da minha vida. O filme Into The Wild com a banda sonora feita especificamente pelo Eddie Vedder é genial, o filme também não fica atrás. O facto de ele gostar muito de Portugal também faz com que goste mais da banda. Sou um patriota sentimentalão.


E é isto, ficaram muitos de fora desta lista, desde logo os Rolling Stones, Janis Joplin, The Doors, Bob Dylan (Like a Rolling Stone é também das melhores músicas de sempre), Oasis, Nirvana, Guns and Roses, REM, Michael Jackson e Justin Bieber. Este último era a gozar obviamente. E vossas excelências, o que têm a dizer?




Gostaste? Odiaste? Deixa o teu comentário: