20 de fevereiro de 2014

Almerinda vs Gertrudes


A Almerinda e a Gertrudes são duas amigas de 80 e poucos anos. Ao contrário de muitas velhas, não se queixam por tudo e por nada, nem estão a enumerar as doenças todas que têm, por ordem alfabética e em degradê de cores, em vez disso têm orgulho em ser rijas que nem cepos. Ora vejamos:

Almerinda: No outro dia comi pão com bolor. Não me fez nada de nada. Nem uns gasesitos. E o verde assenta-me bem na placa.
Gertrudes: - Ui, pão com bolor é para meninas, eu só como a sopa quando já tem piquinho a azedo e ainda me dura uma semana fora do frigorífico. E pensa que o corpo se queixa? Nem nada. Até pede.
Almerinda: Hum... eu isso não faço porque não gosto muito de sopa. Mas todos os dias como meio quilo de chocolate. Acha que os diabetes refilam? Caladinhos que nem ratos.
Gertrudes: A Almerinda também tem diabetes? O médico também diz que eu tenho mas eu nem noto. Eu não tenho vesícula e todos os dias de manhã como um pão com alho, cebola e farinheira. Azia? Nem vê-la.
Almerinda: Eu vesícula tenho, mas não funciona. Mas às vezes faço sushi com peixe que se estraga lá em casa, porque cozinhá-lo fico com a cozinha demasiado perfumada. Então como-o. Nem indigesta fico.
Gertrudes: Ui ui indigestão? E congestão? Eu é ver-me a comer feijoada à bruta e depois passado uma hora tomar banho de agua fria. Nem um arroto me sai. Por isso é que sou rija que nem um cepo.
Almerinda: Eu água fria não gosto, nem para beber. Normalmente depois de comer os ovos cozidos com salmonelas, bebo a água ainda a borbulhar só para matar o bicho. Que o bicho morto até faz bem. Não é que vivo me fizesse mal, mas é o hábito.
Gertrudes: Já que falamos de quentinho… eu passo a ferro com a roupa vestida. Fica com os contornos do corpo.
Almerinda: Também já fiz isso, mas dava-me o frio.
Gertrudes: Frio? A Almerinda tem frio?
Almerinda: Frio é uma forma de dizer.
Gertrudes: Está dito está dito. Vou já contar à Alzira.

E pronto é isto. Obrigado e bom dia.

P.S. - A da sopa azeda é inspirada na minha tia avó que já faleceu. Mas que eu saiba não teve nada a ver com comer sopa estragada.




Gostaste? Odiaste? Deixa o teu comentário: