18 de outubro de 2019

Marcelo, o influencer



Marcelo Rebelo de Sousa recebeu 40 influencers no Palácio de Belém, quase tudo mulheres, claro, porque existe machismo e entraves ao sucesso das mulheres em todo o lado, excepto no mundo da influência digital. Marcelo pondera a recandidatura e tudo isto não passou de uma estratégia para ter uma masterclass de digital influencing. Reparem, Marcelo só é presidente porque ficou famoso na televisão, mas a televisão já não tem a mesma força e, por isso, ele precisa de saber mais sobre a internet e as redes sociais.

Resta saber em que canais irá apostar Marcelo. Partindo do princípio que não irá para o Facebook, já que para garantir essa faixa etária basta ligar para o programa da Cistina, restam as opções:

  • Marcelo YouTuber – Pinta o cabelo de laranja e faz reacts ao canal parlamento. Faz unboxings dos diplomas com as leis para vetar ou promulgar. Se falar meio atrasado mental, pode até conseguir conquistar o eleitorado brasileiro e exercer a sua influência na política externa contra Bolsonaro.
  • Marcelo cria um Twitter - Ao contrário de Trump, que faz tweets às 5 da manhã, possivelmente embriagado antes de dormir, Marcelo faz a essa mesma hora, mas depois de já ter acordado, lido 3 livros e ter ganho uma prova no Tejo de 1000 metros mariposa contra um golfinho.
  • Marcelo Instagrammer - A estratégia mais óbvia se Marcelo quiser tornar-se num verdadeiro influencer. Ao contrário de outrora, não vale a pena influenciar as pessoas a ler livro que isso não dá likes, por isso terá de investir em stories com filtros. Sempre que houver tragédias, teremos acesso a elas em primeira mão através dos lives do Marcelo, já que chega sempre primeiro do que a polícia e bombeiros e, até mesmo do que a CM TV. A suas hashtags de eleição poderão ser: #afecto #MarceloNoComando #MarcelandoNaCaraDasInimigas #BELEM10PROZIS
Com esta visita dos 40 influencers, foram 40 selfies com o Marcelo partilhadas nas redes sociais, chegando a milhões de pessoas. O nosso presidente agora é tão famoso e popular que naqueles vox pops de rua, à porta da Universidade Lusófona, já ninguém diz que o presidente da república é o D. Afonso Henriques.


***

PS: Podem ouvir esta crónica em formato áudio no podcast Por Falar Noutra Coisa, neste link da Antena 3. Também disponível no iTunes, Spotify e essas plataformas todas.




Gostaste? Odiaste? Deixa o teu comentário: