15 de outubro de 2019

Petição contra Joacine Katar Moreira



Consegui entrevistar o senhor Alfredo, um dos 20 mil assinantes da petição que tenta impedir a tomada de posse de Joacine Katar Moreira.

- Hoje, temos connosco o senhor Alfredo que assinou a petição que pretende impedir Joacine Katar Moreira de ser deputada. O que tem a dizer sobre as acusações de racismo que têm feito a quem assinou essa petição?

- Bom, são acusações ridículas porque eu não sou racista, mas…
- Mas o quê?
- Nada nada, eu até acho que ela não é negra. Cá para mim é tudo a fingir para ganhar votos. E toda a gente sabe que um branco fazer blackface é muito ofensivo para os conguitos. 
- Mas de onde é que tirou essa ideia?
- Vi na Internet.
- Circularam algumas insinuações, mas referentes à gaguez de Joacine e nunca à sua cor de pele.
- Pois, lá está, quem simula que é gago também simula que é preto, percebe. Eu não sou racista, mas… isto nos políticos não se pode confiar em nenhum.
- Então quer dizer que não votou em ninguém?
- Não, votei no André Ventura por causa daquilo dos ciganos. Eu não sou preconceituoso, mas… sabe como é que é. Um gajo tem de andar sempre com um olho no burro e outro no cidadão de etnia cigana, que já nem pode chamar ciganos à ciganagem que vem logo o politicamente correcto dizer que a gente somos xenófilos.
- Ok… voltando à petição, porque não quer que a Joacine seja deputada?
- Não é não querer que isso assim até parece que tenho alguma coisa contra a preta. É achar que não faz sentido. Ela nem é portuguesa, repare que nem se percebe bem o que ela diz, que vêm lá das ex-colónias a falar dialectos, ainda com sons estranhos. Eu não sou racista, mas acho que ela devia ir mandar bitaites para a terra dela.
- Então calculo que a questão da bandeira da guiné o tenha indignado, certo?
- Ah era a bandeira da Guiné? Pensava que era a bandeira de África. Estamos sempre a aprender.
- África é um continente, não é um país…
- Bem que podia ser um país que aquilo é tudo a mesma coisa, não é verdade?
- Está-me a parecer que o senhor pode ser um bocadinho racista…
Racista? Eu? Não brinque comigo, homem. Eu até tenho um amigo preto. Quer dizer, não é bem amigo, é conhecido, vá. Quer dizer, encontrei-o uma vez na rua. Vi-o ao longe e disse “Eh ganda Mantorras!”, mas afinal era o Marega.



***

PS: Podem ouvir esta crónica em formato áudio no podcast Por Falar Noutra Coisa, neste link da Antena 3. Também disponível no iTunes, Spotify e essas plataformas todas.




Gostaste? Odiaste? Deixa o teu comentário: