27 de junho de 2018

Astrologia, horóscopo e outras tretas



Sempre que alguém me pergunta qual o meu signo, digo que sou Escorpião e oiço o seguinte: "Ah, logo vi. Está tudo explicado...", ao que respondo "Pois, só que sou Peixes, por isso podes calar-te com essa conversa de merda dos signos". Há um momento de tensão e a pessoa diz "Se calhar é o teu ascendente... em que dia e a que horas nasceste?". Neste momento, reviro os olhos e dou-lhe uma chapada à padrasto.

Por algum motivo estranho, muita gente acredita que os signos têm influência na personalidade e vida das pessoas. Acham que a posição de corpos celestes, aquando do nosso nascimento, tem impacto nas nossas características psicológicas. Já foram feitos estudos científicos para testar os resultados da astrologia? Já. Provou-se que tinha algum fundamento? Não. Então, porque é que tanta gente acredita nos signos?

Porque são pessoas e as pessoas gostam de acreditar em baboseiras, seja nos signos, no Bigfoot ou na inocência de José Sócrates.

No entanto, existem alguns estudos que indicam que nascer num determinado mês pode ter influência na nossa propensão para doenças mentais, mas que essa propensão é inversa consoante os hemisférios, o que indica que poderá estar associado ao clima e nunca à posição dos astros. Os signos só influenciam a personalidade de uma pessoa se se disser a uma criança todos os dias que ela é um Caranguejo, ao ponto de ela ficar com aquilo na cabeça e, quando for adulta, ficar bipolar e a andar para os lados.

Há uns anos, a NASA anunciou uma nova constelação no Zodíaco o que faria com que os signos fossem 13 e não 12 e que a maioria das pessoas andasse toda trocada. Os astrólogos assobiaram para o lado e os crentes entraram em pânico, especialmente os que tinham tatuado o seu signo; aposto que houve quem pensasse "Ah... então é por isso que continuo desempregado, ando a ler o horóscopo errado, eu a pensar que era por o meu CV ser uma merda e afinal é porque sou Ophiuchus e não Sagitário." No entanto, penso que agora já podem descansar porque os signos voltaram a ser 12, porque o Leão rescindiu do Zodíaco.

O gajo que inventou os signos - sim, porque foi um gajo para ter tema de conversa para sacar gajas - começou "Ora bem, carneiro, leão, touro, escorpião, caranguejo, peixes... não me estou a lembrar de mais animais assim de cabeça... vai um aquário para meter os peixes, vai uma balança para pesar e o resto vai à parva".

Se eu vos fizer a seguinte leitura astral, com mapas e tudo para parecer uma coisa à serio e chegar a esta conclusão, quantos de vocês se identificam com ela?

És uma pessoa honesta e que preza a sinceridade. És amigo do teu amigo, mas se uma pessoa não for leal contigo nunca mais esqueces, embora possas perdoar. Por fora, usas uma capa de pessoa forte, mas, no fundo, és dotado de uma forte sensibilidade e tens momentos de grande insegurança e tendes a ser muito crítico em relação a ti mesmo. Em certos ambientes consegues ser extrovertido, mas precisas de te resguardar e carregar bateria estando algum tempo isolado.

Quantos se identificaram? É o chamado Barnum effect que faz com que nos identifiquemos com frases vagas e ambíguas que se aplicam a quase toda a gente. Nenhuma leitura astral dá o seguinte resultado: "És uma merda de pessoa. Não sabes fazer rotundas, ouves música alta nos transportes públicos e devias falecer. Marte está na terceira casa e tu devias ir para a casa do caralho. Obrigado e volte sempre".

Se os signos tivessem alguma influência, cada um de nós teria uma vida semelhante a cerca de 630 milhões de pessoas pelo mundo. Quer dizer, os chineses têm outros signos, por isso não sei em quais acreditar. Complementam-se ou anulam-se? Ninguém sabe. Alguém desconfiou disto e pensou "Eh pá, o Zé também é Gémeos e, no entanto, ele é totalmente diferente de mim. O gajo é um palerma e eu sou uma jóia de pessoa." e foi assim que nasceram os ascendentes e outros detalhes complexos que desculpabilizam qualquer falha nas previsões astrológicas.

Os signos são a ganza do esoterismo. Muita gente acredita, alguns só socialmente, e podem ser a porta de entrada para coisas mais graves como o Tarot ou o Reiki, onde um gajo gasta dinheiro a sério.

Mais do que influir na nossa personalidade, as estrelas e os planetas podem servir para prever o futuro, tendo em conta o nosso signo. Vamos ver as previsões do horóscopo de hoje para o meu signo, peixes, feitas por cinco aldrab... astrólogos conhecidos da nossa praça:

MayaFaça alterações na sua vida mas não se esqueça de responsabilidades. Mostre firmeza nas ações, a sua força abrirá caminhos.

Bolas, Maya, eu que estava aqui numa de não alterar nada na minha vida ou, a alterar, cagar nas responsabilidades todas. Além disso, estava a contar não ser firme nas minhas acções, mas sim mole. Obrigado.

Maria HelenaTerá oportunidade de assumir uma relação séria. Força! Irá sentir-se em plena forma. Sinal de que a boa alimentação está a dar frutos. Números da Sorte: 14, 16, 26, 31, 39, 47

Ora bem, tenho uma relação séria há muitos anos e já a assumi. Não me parece que durante o dia de hoje me apeteça assumir outra, mas nunca se sabe, depende se for para os copo sou não. Plena forma? Ah ah ah, estou tão em baixo de forma que fiz uma distensão muscular a espreguiçar-me! Boa alimentação? Sim, ontem ter saído de casa às 23h para ir comprar um gelado à bomba de gasolina está mesmo a dar resultados. Tudo ao lado Maria Helena, que incompetente de merda. Assim nem vou usar os números da sorte que, curiosamente, estão todos compreendidos em 1-50 que é mesmo a puxar que eu jogue no Euromilhões ou no Totoloto. Sabes muito, Dra. Maria Helena, mas eu sei mais.

Paulo CardosoDurante este dia poderá vir a ajudar uma pessoa do seu ambiente de trabalho e é bem possível que a relação se torne algo mais do que profissional.

Ora bem, eu trabalho sozinho em casa, neste momento. Hoje falei com o meu agente e com o Ricardo Cardoso do Falta de Chá. Posso dizer que tenho uma relação mais do que profissional com eles, somos amigos, mas algo mais? Não me parece, mas lá está, depende se formos para os copos ou não.

Simara - Abrande o ritmo de trabalho ou poderá ficar stressado e doente.

A sério que se trabalhar muito fico stressado e até doente? A Simara consegue ser menos útil do que a minha médica de família. E os peixes que estejam desempregados, como é? Pois, agora papei-te. Simara, Simara, por falar em papar, vai mas é comer uma bola de berlim e deixa-te de merdas.

Andam os cientistas a tentar perceber se a nossa personalidade é mais influenciada pela genética ou pela educação e envolvente cultural, quando esta gente doutorada em Hogwarts e com mestrado da Disney já resolveu o mistério e, afinal, é tudo culpa das estrelas e dos planetas. "Não negue à partida uma ciência que não conhece", dizia, há mais de 20 anos, a saudosa Alcina Lameiras, num anúncio de televisão às suas linhas de valor acrescentado. Pois e não nego, o problema é que a Astrologia não é uma ciência. É só treta. Confundir Astronomia com Astrologia é o mesmo que confundir Música com Maria Leal.




Gostaste? Odiaste? Deixa o teu comentário: