28 de outubro de 2019

Mor, Princesa, Bebé - Nomes foleiros de casal


Há um tema tabu na nossa sociedade do qual ninguém fala: os nomes "carinhosos" que os membros de um casal atribuem um ao outro. Todos concordamos que é uma foleirada ter nomes fofinhos para a nossa cara metade, mas a verdade é que todos os fazemos, uns mais criativos, outros mais banais.

Talvez os mais comuns caíam na categoria do sentimento onde se encaixa o "amor", "amorzinho" ou a sua derivação preguiçosa "mor". Se pensarmos bem, quando dizemos “mor” parecemos alguém com problemas de fala que acabou de sair de uma operação no dentista e ainda está meio anestesiado e a babar-se. Depois há quem se chame de "paixão" e normalmente são as pessoas que gostam de David Carreira e ainda temos os que dizem "coração" que são normalmente adolescentes ou casais na casa dos cinquenta anos que namoram depois de ambos se terem divorciado e ficado sem a custódia dos filhos.

Estes nomes, quando são adjectivos, raramente são honestos. Por exemplo: godinho ou gôdo nunca é dado a pessoas gordas, tal como quando se chamam de lindo e linda, normalmente são feios e estão juntos porque sabem que não arranjariam melhor.


Se as alcunhas carinhosas fossem baseadas na realidade, teríamos muitos "Joelho de porco" e "Dente de abre latas".

Entre os mais infantis temos a fofinha e o kiduxo. Já os casais que se tratam por xuxu de forma não irónica são um bocado bimbos, só superado pelo pessoal das barracas que se mandam para um princesa ou um sereia. Já se forem de boas famílias nunca devem usar apelidos carinhosos, devem sempre tratar pelo nome completo e, se possível, na terceira pessoa. Os materialistas utilizam "tesouro" e "riqueza" e o pessoal do PAN usa "ursinho" e "gatinho".

Além do mundo dos negócios e das startups, os estrangeirismos também já invadiram as relações amorosas em Portugal, especialmente entre as camadas mais jovens. Cutie, babe e baby são os apelidos mais utilizados pela juventude. São pessoas incapazes de dizer "amo-te" – dizem sempre "luv u" – e nunca chamariam "bebé" ao namorado, mas se for em inglês tudo soa bem. Chamar bebé a alguém com quem se faz sexo só faz sentido se formos pedófilos e aí tudo bem, aceito perfeitamente. Já chamar papi, só faz sentido se for para pedir dinheiro.

Se forem pessoas que usam bolsas de cintura ao pescoço e calças de fato de treino para ir ao centro comercial num domingo, então é certo que vão usar como nome carinhoso um dos seguintes: prima; sócia; dama. Quero apenas dizer que quem usa damo, seja como alcunha ou apenas para se referir a "namorado" só faz sentido se tiver unhas de gel com brilhantes e argolas de papagaio nas orelhas. Uma beta a usar "damo" só porque acha que fica gangster é do mais parolo que há. Não, a Benedita não tem damo. A Benedita tem clamídia.

Sugeri no Twitter que as pessoas confessassem as suas alcunhas humilhantes e foleiras e aqui ficam algumas:

  • Presuntino – Não sei se era mesmo presuntino e não presuntinho, mas gosto de pensar que está mesmo certo e que o gajo se chamava Vitorino e gostava muito de presunto ou tinha coxa gorda.
  • Formiguinha e Papa-formiga – O papa formiga tem grande habilidade com a língua por isso talvez fosse um casal feliz apesar destes nomes foleiros.
  • Hospicheira e Comandante – Pura classe.
  • "O meu pai chamava mosquinha à minha mãe. A minha mãe chamava-lhe moscardo. Moscardo evolui para mosco. Mosquinha mantém-se." – Nada mais romântico do que apelidarem-se de animais que gostam de merda.
  • Retardado e Camela – Isto sim, é amor a sério.
  • "Uma vez fiz uma chamada bêbado e chamei-lhe "razão de viver" e ela percebeu "cartão via verde". Opa e ficou assim." – Para mim esta ganhou.
Sinto que, mesmo assim, falta mais honestidade. Fiquei desiludido de não ver um Mini Milk e Cama de Hasmster, ambos inspirados na genitália do parceiro. Fica o desafio de deixarem nos comentários o nome mais foleiro que já tiveram ou deram a uma cara metade. Se for na actual relação, façam favor de identificar a pessoa em questão para não se humilharem sozinhos.

***

PS: Por falar em amor, já sabem que podem oferecer ao vosso fantasminha brincalhão ou à vossa lontruça piruça um bilhete para as últimas datas do meu espectáculo de stand-up comedy:

7 de Novembro - Vila Real Clica aqui para bilhetes
14 de Novembro - Évora Clica aqui para bilhetes
15 de Novembro - Almada Clica aqui para bilhetes
21 de Novembro - Covilhã - Clica aqui para bilhetes
23 de Novembro - Damaia Clica aqui para bilhetes

Obrigado a todos e ajudem a partilhar a mensagem.




Gostaste? Odiaste? Deixa o teu comentário: