21 de fevereiro de 2020

João Moura gosta muito de animais



João Moura, cavaleiro tauromáquico, é suspeito de maus tratos animais. Sim, é difícil ler essa frase sem rir, mas ao contrário do que se possa pensar, não foi porque a polícia comprou bilhete para um dos seus espectáculos e percebeu "Espera lá? Isto afinal é que é tourada? Se calhar é maus tratos…". Não, foi porque tinha 18 galgos na sua herdade que estavam a morrer à fome. Há sites e páginas de apoio à tourada que dizem que o senhor João Moura está a ser alvo de uma campanha de fake news. Sim, foi um plano concertado por várias associações de defesa animal  e pela comunicação social que pegaram em cães magricelas e os atiraram de paraquedas para a herdade do senhor João Moura. Os cães foram resgatados e um já morreu, deve ter sido desgosto de ter sido retirado ao seu dono tão querido.

Em entrevista ao blogue tauromáquico Farpas, que aproveito para dizer, na qualidade de informático, que tem um layout e design horrível de fazer lembrar os primórdios da Internet, mas não sejamos muito duros com eles que já saberem mexer num computador já é bom para quem tem aquela condição, o senhor João Moura disse o seguinte:

"A tauromaquia não está a viver um momento fácil (…) e a verdade é que a imprensa tem os holofotes virados contra nós, daí o empolamento que desde ontem estão a dar a este caso."

Verdade até certo ponto, se fosse o Zé da Esquina a ter animais a morrer à fome não seria tão noticiado, da mesma forma que é mais noticiado um padre pedófilo do que um pedófilo não padre. É que ninguém estava à espera que alguém como o senhor João Moura, que diz adorar animais, que vive da sua relação com eles, fosse capaz de maltratar um touro, quanto mais cães. O senhor é conhecido, normal que seja notícia, mas acreditem que se fosse a Rita Pereira a ter os 18 cães em condições desumanas, com unhas de gel ou assim, seria ainda mais noticiado. Ele continua:

"É curioso que tenham aberto alguns telejornais com a notícia de que eu tinha sido detido... Se tivesse ganho um importante troféu em Espanha, como ganhei tantos, ninguém diria nada."

Se fosse um troféu de cinema, de desporto ou assim, seria noticiado certamente, mas a maioria da sociedade já chegou à conclusão que espetar ferros em animais vivos para divertimento humano não é um feito importante e, como tal, os troféus que se ganham nessa área são equivalentes dos de futebol feminino: ninguém quer saber e a falar-se neles é só para parecer bem. O cavaleiro das ceroulas continua:

"Mas estou sereno e tranquilo e tenho a consciência muitíssimo tranquila. Quem me conhece sabe o quanto gosto de animais, de maus tratos jamais me poderão acusar."

Vamos por partes: tem a consciência tranquila? Claro que sim, disso não tenho dúvidas. Para estar intranquila é preciso achar que se fez algo de errado e o grande problema aqui é que o senhor João Moura não deve achar que matar cães à fome é fazer algo de errado. Um serial killer também tem a consciência tranquila. Quanto a gostar muito de animais e nunca o poderem acusar de maus tratos, só mesmo quem não souber a profissão dele, mas até posso ignorar a tourada, porque ele nasceu no meio e acha que o touro é um valente que até gosta de morrer na arena, mas acabou de lhe morrer um cão por negligência e ele está na boa? A teoria cai por terra, mas sim, ele gosta tanto de animais que numa entrevista à SIC há uns anos mostrou alguns dos seus troféus e, além das cabeças dos touros que matou penduradas na parede (há quem não goste de espelhos e então prefira ter animais cornudos pendurados, são gostos) tinha a cabeça de um cavalo seu e uma mesa cujas pernas eram as patas desse mesmo cavalo. No mínimo, estranho:

Quando tu gostas muito de um animal que tiveste, o que fazes quando ele morre? Cortas-lhe a cabeça, empalhas e metes na parede, óbvio. Mais, mandas esquartejar o bicho, cortar a cauda para um porta-chaves e as patas para fazer pernas de uma mesa. Aposto que deve ter a picha embalsamada a fazer de candeeiro de pé alto. Posso ser eu que não estou nesse mundo e não percebo, mas isto tem um leve aroma a psicopatia. Nem quero imaginar o que fará caso lhe morra a mulher. Um ancinho com as unhas, uma pandeireta com os dentes e as mamas e ainda aproveita para fazer um espanta-espíritos com os lábios da cona.

Por falar na família Moura, o seu filho, João Moura Jr (dar o próprio nome ao filho é mais um sinal de psicopatia narcisista) já tinha estado envolvido numa polémica em 2013 quando foram divulgadas umas fotografias que tinha no seu Facebook onde atiçava cães a touros, uma prática comum neste mundo tauromáquico, chamado bull bating, daí o "Bull" no nome de algumas raças de cães.

Quando houve gente indignada, vá-se lá saber porquê, ao ser apanhado disse o seguinte:

"Foi uma situação isolada quando os cães entraram inadvertidamente no recinto onde estava a vaca, não se tratando de nenhuma luta de animais".

Ah ah ah. Uma vez a minha cadela também entrou num galinheiro inadvertidamente e eu fui logo buscar a câmara fotográfica e tirei várias fotografias enquanto ela esfranganava as galinhas. Depois, selecionei as melhores e coloquei na minha página, sem me esquecer de colocar a minha assinatura no canto inferior direito para fazer publicidade. Burro. Bem, mas ao menos temos de perceber que a família Moura está a melhorar com as novas gerações: o pai deixa morrer cães à fome; o filho dá vacas vivas inteiras para os cães dele comerem; o ideal seria não continuar a linhagem, mas pode ser que o neto já venha normal sem taurossomia 21.

Podemos estar aqui a ser injustos com o senhor João Moura. Não querendo fazer fat shaming, o senhor está pesadote e todos sabemos que a obesidade é uma doença e que, muitas vezes, os gordinhos comem por impulso e não se controlam. Olham para donuts como o José Carlos Pereira olhava para uma garrafa de Absolut ou como o Cláudio Ramos olha para aquele objecto fálico que adora ter perto da boca, o microfone. O senhor João Moura pode ter adquirido um gosto especial por ração de cães. Há gostos para tudo, se há quem goste de peixe cru enrolado em alga e fique viciado de tal maneira que todas as semanas tem de ir ao sushi, haverá certamente quem fique viciado em ração de cão. Se calhar é como o sushi, tem de se provar várias vezes até gostar. Tal vício pode ter feito com que o senhor João Moura comesse a ração toda dos seus galgos deixando-os morrer à fome. Isso ou era parte de uma experiência a ver se os galgos conseguem voar. Seja como for, confesso que gostava de saber o segredo da dieta João Moura. A minha cadela está um bocado gorda e o verão está aí a chegar. Como é que ela vai publicar fotografias no seu Instagram se não tiver um dogkini body? Quando a minha cadela veio do canil é que estava boa, ali com as costelas a verem-se, pronta para uma passerelle, agora só se for para fazer de hipopótamo no Jumanji.

Quero terminar, dizendo que acho que a maioria das pessoas que gosta de touradas nunca seria capaz de maltratar animais noutro contexto, muito menos de deixar cães a morrer à fome. Não acho que gostar de tourada seja sinónimo de ser má pessoa, tal como não acho que ser vegan seja sinal de ser boa, embora aumente a probabilidade de se ser chato. Por isso, quem gosta de tourada e não se revê nestes maus tratos a animais é que devia estar indignado porque a mim não me surpreende nada.




Gostaste? Odiaste? Deixa o teu comentário: