3 de setembro de 2014

Mamas, rabos e pipis, o iRoubo do século



Pensavam que iam ver aqui as fotos? Enganei-vos melhor que o Ricardo Salgado. Com os milhões de pessoas que este blogue alcança diariamente tenho receio que o fenómeno ainda se torne mais planetário do que já é. Não me parece bem contribuir para ajudar a divulgar o trabalho de um, ou mais criminosos. Se as vi? Claro que vi. Várias vezes e com detalhe para ter a certeza que não eram montagens... Se as mostrei a amigos? Claro que sim, sou um amigo como deve ser e tento informar os meus sempre dos acontecimentos relevantes da actualidade. Essa dualidade faz de mim um hipócrita? Provavelmente sim. Mas não somos todos?

Para os mais distraídos, o que aconteceu foi o seguinte: o pessoal que tira fotos com iPhone fica com as fotografias gravadas na cloud, que é como quem diz algures na internet, numa aplicação chamada iCloud, que serve para sincronizar as fotografias do iPhone para o iPad ou iMac, por exemplo. E pronto, o pessoal que tinha passwords mais simples foi todo apanhado no esquema e, como era de esperar, muitas das actrizes, cantoras, modelos e outras celebridades, tinham uma parafernália de fotografias a mostrar as miudezas. Um arraial de mamas, rabos, pipis (e algumas pilas) como mandam as leis. 


O mundo ficou chocado na sua hipocrisia puritana

A Jennifer Lawrence, atriz dos Hunger Games, foi a que mais sofreu com a atenção dos media, que utilizaram o pretexto de "Oh fizeram isto à menina que era tão querida!" para publicar as fotos e ainda piorar a situação. Quero aqui apenas deixar uma nota de apreço à Kate Upton, uma das modelos, ou a modelo, mais bem paga do mundo. Uma nota porquê? Porque tem muito mais fotos, muito mais badalhocas e explícitas, mas nem assim lhe deram tanta atenção como à Jennifer. Isto a meu ver é como dizer que com o ar de porca dela já estavam à espera de tudo. Força nisso Kate. Quer dizer, se calhar é melhor não.

Dizer que "elas puseram-se a jeito" neste caso, é exactamente o mesmo que dizer que uma mulher foi violada porque estava de mini-saia. Se elas não deviam ter fotos nuas no telemóvel? Sim, sendo celebridades era sensato, até porque podiam perder o telemóvel. Se uma mulher não deve ir para um beco escuro de mini-saia e com os mamilos entumecidos a verem-se por um top branco sem soutien? Sim, também é sensato não o fazer. Mas o problema é ter que se pensar nessas coisas e ter que se ser sensato por causa de alguns, que para lá de serem atrasados mentais, são criminosas. É triste ver comentários destes ainda por cima vindo de mulheres. Nós homens já se espera tudo, somos chimpanzés de calças. Agora acho é que 10 anos de prisão para o pirata é exagerado. Bastava um ano, numa cela com montra para a rua, com 2 africanos como colegas de beliche, em que as pessoas podiam passar e tirar fotografias à vontade.

Isto é tudo muito giro, são celebridades, algumas que rejeitaram milhões para pousar nuas (porque já tinham muitos milhões, diga-se) apenas a mostrar as mamas e depois, ironias do destino, aparecem escarrapachadas por toda a internet a mostrar mais que isso, sem direito a photoshop, nem iluminação de qualidade. Muitas sem maquilhagem, nem sequer um gloss nos lábios... Se é que me entendem. Agora é um escândalo, como se isso não acontecesse todos os dias, durante anos, a milhares de raparigas desconhecidas por todo o mundo. Algumas porque perderam o telemóvel e algum atrasado mental achou que bater uma a ver as fotos não era suficiente e decidiu que tinha que publicar na internet o achado para todos baterem uma zumbinha conjunta, numa camaradagem de punheteiros. A maior fatia dos casos será a dos ex-namorados sem escrúpulos que decidem publicar fotos e vídeos íntimos na net quando acabam o namoro, lixando a vida ao pessoal honesto que quer fazer vídeos caseiros com as namoradas, já que elas ficam de pé atrás depois de tantos que foram publicados.

Abro aqui um parênteses para realçar que apesar do que acabei agora de dizer, é óbvio que por vezes saem coisas positivas destas atitudes, como foi o facto de se ter descoberto um talento nacional há uns anos: Carla Matadinho.

Não sei que talento é o dela, mas lembro-me de ter visto umas coisas com cenouras

Se teve algum sucesso na vida bem o deve ao técnico de informática a quem ela deixou o computador a arranjar e lhe sacou as fotos e colocou nesse site mítico chamado "chupa-mos.com". Espero que ninguém se lembre de fazer um saque de pirata destes por cá nos dias que correm, que o mais provável era que fossem parar à internet fotos da Fanny, da Alexandra Lencastre e da Carolina Salgado. Eu, com a minha curiosidade mórbida, era gajo para ir lá ver e ficar traumatizado para a vida toda, já para não falar do facto de não ter antivírus instalado no meu computador.

Voltando ao pessoal que publica fotos das ex-namoradas. Mesmo que eu tivesse sido encornado à força toda não o faria, embora fosse boa publicidade para mim porque sou um gajo muito competente nessa área. Ainda assim, acho que é descer muito baixo. Mais depressa esperava que ela começasse a namorar com alguém e depois enviava ao gajo imagens das obscenidades que ela tinha feito comigo, só para o enojar. Isso era bem mais giro. São sites e sites às centenas que são utilizados como arquivo de ex-namorados com o ego ferido e de piratas de 14 anos que acham que a vida se resume a ejacular em frente ao computador com as calças nos tornozelos. Mas com essas, que não são famosas, ninguém se preocupa. Essas podem precisar de mudar de escola e até de cidade. Estas famosas, embora também mereçam a nossa compaixão, estão a limpar as lágrimas a notas de 500€. Ou dólares, provavelmente.

Agora vou fazer serviço público. O método usado para piratear estas contas foi o mesmo que tantas vezes é utilizado noutros casos. Chama-se "força bruta" e neste caso, dado o teor de algumas fotos, é coerente. Por trás. Basicamente é um algoritmo que percorre todas as sequências possíveis de passwords até achar a correcta. Assim sendo, como é óbvio, as passwords mais simples são mais fáceis de encontrar. Atentem na seguinte tabela:


"Ó Sr. Mestre Engenheiro, eu não sei ler tabelas como tu, o que quer esta merda dizer?", perguntam vocês já a panicar um bocadinho, que até soltaram uma pinguinha e um flato. Quer dizer que, se por exemplo, tiverem uma password com 9 caracteres, maiúsculas e minúsculas e ainda juntarem uns números, pontos de exclamação e percentagens, alguém que esteja a tentar descobrir-vos a password vai demorar 44530 anos. Provavelmente vocês não têm nada de tão interessante que justifique tanto tempo investido, já para não falar que piratas informáticos imortais há poucos, embora muitos se pareçam com zombies. Se por sua vez tiverem a password "toufdd", são apenas precisos 10 minutos para serem... tramados.

De nada.




Gostaste? Odiaste? Deixa o teu comentário: